Skip to content

Acidente Vascular Cerebral

O Acidente Vascular Cerebral🧠 acontece quando as veias que levam sangue para cérebro entopem (AVC isquêmico) ou se rompem (AVC hemorrágico) provocando a paralisia da área cerebral😲 que fica sem a circulação sanguínea.

As causas mais comuns do AVC são:

➡️Hipertensão arterial não controlada;
➡️Diabetes;
➡️Colesterol;
➡️Sedentarismo e obesidade;
➡️Arritmia cardíaca (fibrilação atrial). Os sintomas de um derrame são caracterizados pela perda súbita de funções neurológicas😣 como perda da força de um lado do corpo💪❌, perda da fala🗣️❌, alteração da assimetria da face, alterações ou perda súbita da visão👀❌, tonturas e vertigens😵. Ao perceber os primeiros sintomas com duração maior que 1 hora, deve-se procurar ajuda médica 👨‍⚕️o mais rápido possível⏰, pois o quanto antes o AVC for descoberto e tratado, menores são as chances de sequelas permanentes.

Atualmente, o AVC é a segunda causa de morte☠️ e a doença mais incapacitante👎 entre os brasileiros. Estima-se que 7 a cada 10 pacientes não consiga voltar para as suas atividades normais😥 exercidas antes do derrame.

A prevenção do AVC se dá por meio do controle das causas (citadas acima) e de hábitos saudáveis como alimentação equilibrada🥗, exercícios físicos regulares🚴, evitando o tabagismo🚬 e o consumo de bebidas alcoólicas🍺. Fonte: Ministério da Saúde

Back To Top