Câncer de ovário
O câncer é um conjunto de doenças que provocam a multiplicação anormal de células🧫 em órgãos e tecidos. Entre os tipos de câncer de origem ginecológica🙋♀️ estão: o câncer de mama (o mais comum entre as mulheres), o câncer de colo de útero e o câncer de ovário.
Por não apresentar sintomas nos estágios iniciais e não haver exames específicos para detectá-lo🔬, o câncer de ovário é o tipo que mais mata as mulheres.
Duas importantes ações podem ajudar a descobrir a doença o mais cedo possível:
1️⃣ Conhecer o próprio corpo
O câncer de ovário dá pequenos indícios que podem passar despercebidos. Em geral, a mulher pode apresentar inchaço na região abdominal, prisão de ventre, sangramentos, dor lombar, sensação de bexiga cheia e alterações do hábito intestinal (como dificuldade para evacuar). Se a mulher começar a ter um ou mais desses sintomas (e nunca os teve), ela mesma pode questionar o médico sobre a possibilidade da doença.
2️⃣ Histórico familiar
Se na família houver casos da doença, o recomendado é fazer o mapeamento genético para rastrear genes que aumentam o risco de desenvolver o câncer de ovário, assim como os de mama e colo de útero. De 10% a 15% dos casos de câncer de ovário estão associados a mutações nos genes BRCA1 e BRCA2.
É importante, também, realizar consultas anuais com o ginecologista👩⚕️ para fazer o papanicolau e outros exames preventivos. ⚠️Em casos suspeitos de câncer de ovário é fundamental a paciente procurar imediatamente o oncologista ou o cirurgião oncológico.
Fonte: Portal Dráuzio Varella