Orientações e Coletas

Segue abaixo as orientações e coletas. Visualize o seu exame e siga as instruções. Em caso de dúvida entre em contato conosco que teremos o prazer e lhe orientar.

Estas coletas devem acontecer no mesmo dia. Se for solicitado o exame de pós prandial, o paciente deve realizar primeiro a coleta em jejum e comparecer exatamente 2 horas após as refeições para colher nova amostra (almoçar ou lanchar normalmente, seguindo orientação médica). 
Após o almoço ou lanche, o paciente deve se manter em jejum até 2 horas e chegar ao laboratório 10 minutos antes da coleta. Critério que deve ser seguido rigorosamente.

Os volumes deverão ser coletados rigorosamente, sem nenhuma perda de material.
Evitar coletas de finais de semana, para que não haja alterações provocadas pelas mudanças de hábitos dos finais de semana (Ex:dieta, exercício físico, stress, etc ).
Procedimento para homens e mulheres:
Desprezar a 1º urina de manhã, e marcar horário.
Coletar  em frasco apropriado grande todas as urinas do dia e da noite, se tiver
Coletar também para o frasco a primeira urina do dia seguinte à mesma hora em que jogou fora a 1º urina da manhã do dia anterior.
Conservação e Transporte - O frasco com as micções deve ser conservado na geladeira o tempo todo. Após a última micção levar o mais rápido possível para o laboratório.
Observação- Misturar todas as urinas, não sendo necessário separar qualquer micção, e levar para o laboratório todo o volume da urina.

A coleta do jato médio da urina deve ser feita antes do uso de antimicrobianos e sempre que possível é recomendável a primeira urina da manhã.
Para homens:
Higiene- lavar com água e sabão as mãos e a extremidade distal do pênis que circunda o meato uretral distendendo previamente todo o prepúcio, e depois enxaguar e secar com gase estéril ou toalha bem limpa;
Coleta- com uma das mãos manter o prepúcio contraído e com a outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o primeiro jato de urina; coletar a porção média de urina (20 – 50ml) no frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção e despejado no vaso sanitário; tomar cuidado para não toca no interior do frasco ou da tampa
Conservação e transporte- após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível.
Para as mulheres:
Higiene- lavar com água e sabão a região vaginal de frente para trás e depois, secar sem fazer movimentos para frente ou para trás; usando gás estéril ou toalha bem limpa.
Coleta- sentar no vaso sanitário e com as pernas afastadas e com uma das mãos afastar os grandes lábios e com a outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o primeiro jato de urina coletar a porção média da urina (20-50ml) em frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O  restante da micção é desprezado no vaso sanitário; tomar cuidado Para não tocar no interior do frasco ou da tampa.
Conservação e transporte- após a coleta o urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível.
Para crianças (coleta com saco coletor); é sempre preferível coletar no laboratório com cuidados especiais; coletar a urina antes do uso de antimicrobianos.
Higiene:
Meninos- retrair o prepúcio e lavar com água e sabão a região cuidadosamente. Enxugar com gase ou toalha limpa.
Meninas- afastar os grandes lábios e lavar a região genital com água e sabão neutro. Enxugar a região com gase ou toalha limpa, sempre de cima para baixo, trocando a gase sempre que voltar ao local que inicia a higiene.
Coleta
-Retirar o papel que recobre a parte adesiva do saco coletor.
-Fixar o orifício do saco coletor à região genital em torno da uretra.
-Aguardar que a criança urine.
-Se a criança não urinar em um período de 40 minutos, repetir a higiene e trocar o saco coletor. Assim que a criança urinar, retirar o saco coletor e fecha-lo colando as bordas do orifício. Tomar cuidado para não tocar a parte interna do coletor. Verificar se está bem vedado.
Conservação e transporte- após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível.

O paciente deve ficar em total abstinência sexual por 3 a 5 dias antes do exame ( sem relações nem masturbações). Antes da coleta, deve-se urinar e lavar as mãos e o pênis com sabonete neutro e enxugá-los com toalha limpa. O esperma deve ser colhido através de automasturbação. Não é permitido o uso de camisinha.Ao retirar a tampa do coletor, colocá-la sobre uma superfície limpa com a parte interna virada para cima. Todo o sêmen deve ser coletado. 
Após a coleta, deve-se fechar bem o recipiente e anotar a hora exata em que terminou. Se a coleta for efetuada no laboratório, avisar aos técnicos na hora do término. 
Se for no domicílio, o material deverá ser transportado de forma a não virar o recipiente e não ser submetido a temperaturas inferiores a 20ºC ou superiores a 40ºC. Fornecer ao laboratório os seguintes dados: profissão, doenças anteriores, vícios, motivos do exame, uso de medicações, número de filhos (caso tenha).
As mulheres devem lavar bem a região genital e anal com água e sabão pelo menos 3 vezes e enxaguar com água abundante no sentido da região vaginal para a anal. Não realizar movimentos para frente e para trás e secar com gaze ou toalha limpa. Os homens também devem lavar a região genital e secar com gaze ou toalha limpa. Recomenda-se que a coleta seja feita logo pela manhã, ao se levantar. Fora deste horário, ficar pelo menos 4 horas sem urinar, antes da coleta. Deve-se desprezar o primeiro jato da urina e coletar o médio em recipiente apropriado. 
O volume deve corresponder a dois dedos de altura. Não se devem utilizar vidros esterilizados em casa. A amostra deve ser enviada ao laboratório o 
mais rápido possível. Caso haja demora, pode ser guardada na geladeira até o momento de saída. O material deve ser entregue no prazo máximo de 2 horas.

-Durante 3 dias que antecedem a coleta não deve ter relação sexual e não deve usar creme ou pomada vaginal.
- A paciente que está menstruada deve aguardar 5 dias após o término da menstruação para realizar a coleta.
- No dia da coleta fazer  higiene íntima antes de vir ao laboratório

Preferencialmente, a coleta deve ser feita até 9 horas da manhã. Aguardar 30 minutos em repouso no laboratório antes da coleta. Este exame não deve ser feito após mamografia. O paciente não deve fazer esforço físico e nem ter relações sexuais durante as 24 horas que antecedem a coleta.

A coleta inicial de fezes deve ser feita em bacia, bidê, ou qualquer recipiente limpo, sem misturar com a urina
1º passo: Abra o frasco com cuidado para não derramar o líquido
2º passo: Coloque apenas duas medidas de fezes dentro do frasco usando a pazinha.
Obs: usar a parte cônica da pazinha para amostras sólidas e a “Colherzinha” para amostras líquidas.
3º passo: Solte as fezes dentro do frasco encostando a pazinha no fundo do frasco para que a amostra fique bem diluída no líquido. Feche bem e envie ao laboratório
Obs: Não é necessário guardar na geladeira.

Quando solicitado 3 amostras, estas devem ser colhidas em dias alternados, ou seja, dia sim, dia não; e identificadas com a data da coleta e ordem da coleta ( 1º, 2º e 3º)
A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da ingestão de alimentos sólidos ou líquidos.
Deve-se colher o escarro, não a saliva. Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas. 
Colher o escarro, através da tosse, de modo que o material venha “do peito” e não da garganta, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. Tampá-lo imediatamente. Para pessoas com expectoração escassa, recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame. O material deve ser entregue ao laboratório em até 2 horas.
Couro cabeludo e pêlos - A coleta do material só poderá ser realizada antes do uso de qualquer medicamento oral ou tópico. Não usar creme nos cabelos pelo menos um dia antes do exame. 
Pele - Recomenda-se que não se coloque medicamentos ou qualquer tipo de creme nas lesões. Se o paciente estiver em uso de medicamentos, a coleta só poderá ser efetuada após uma semana sem eles. 
Nas lesões do pé, o paciente deve usar meias e sapatos antes da coleta do material. 
Unhas - Devem estar limpas e sem esmaltes. Não usar cremes nas 
mãos ou nos pés nos dias anteriores ao da coleta.

-Durante 3 dias que antecedem a coleta não deve ter relação sexual e não deve usar creme ou pomada vaginal.
- A paciente que está menstruada deve aguardar  no mínimo 5 dias após o término da menstruação para realizar o exame.
- A coleta deve ser feita pela manhã, portanto quando acordar NÃO deve urinar, e NÃO deve tomar banho.

A coleta deverá ser feita preferencialmente pela manhã, antes de escovar os dentes e de ingerir alimentos líquidos ou sólidos. Não fazer uso de antibióticos antes de realizar a coleta.
Colher toda urina de 24 horas em recipientes limpos, começando pela segunda urina do dia até a primeira do dia seguinte. 
A urina deve ser mantida na geladeira até ser entregue ao laboratório. Reservar um pouco da última urina e colocar em recipiente separado, caso haja necessidade de realizar sumário de urina. O paciente deve levar a amostra em jejum até o laboratório e informar o peso e a altura.

A coleta inicial de fezes deve ser feita em bacia, bidê, ou qualquer recipiente limpo, sem misturar com a urina.
As fezes devem ser colocadas em frasco seco, cedido pelo laboratório.
Enviar a amostra ao laboratório, enquanto isso conservar o frasco na geladeira

PSA

-Durante os 3 dias que antecedem a coleta
Não andar de bicicleta
Não andar a cavalo
Não andar de moto
Não ter relação sexual
O paciente que fez exame de toque deve aguardar 7 dias para fazer exame de PSA

Abstinência sexual de 3 dias.
A paciente não deve estar menstruada.
Não efetuar exame de toque.
Não fazer assepsia prévia.
Fazer a higiene da região genital com água e sabão e não usar anti-sépticos. Nos meninos, retrair o prepúcio e lavar bem. Nas meninas, limpar sempre de cima para baixo, trocando a compressa sempre que voltar ao local onde iniciou a limpeza. Enxugar com toalha limpa ou gaze. COLETA: Retirar o papel que recobre a parte adesiva e fixar o orifício do saco coletor. Assim que a criança urinar no saco, deve-se fechá-lo colando as bordas do orifício e verificar se está bem vedado.A urina deve ser mantida em geladeira até ser levada ao laboratório.

A coleta de urina de 12 horas deve obedecer rigorosamente o horário.
Pacientes com problema renal, que urinam pouco, devem tomar bastante líquido durante a coleta.
Procedimento para homens e mulheres:
Desprezar  a 1º urina de manhã e ,marcar o horário.
Coletar a partir daí, em frasco apropriado, todas as urinas até completar as 12 horas.
Todas as micções devem ser coletadas e não apenas parte, nenhuma urina pode ser perdida. É importante o volume total de 1 horas.
Conservação e Transporte- O frasco com as micções deve ser conservado na geladeira o tempo todo. Após a última micção levar o mais rápido possível para o laboratório.

É recomendável que a coleta seja feita no laboratório. Não sendo possível, o paciente deve lavar as mãos e a região genital com água e sabão e não usar anti- sépticos. Enxugar com gaze ou toalha limpa. Colher o primeiro jato da primeira urina da manhã e desprezar o restante da micção. 
Tampar o recipiente imediatamente após a coleta. Esta urina não pode ser colocada na geladeira e deve ser enviada ao laboratório em, no máximo, 20 minutos.


Resultado de Exame

Orientações de ColetasConvênios

- Assis - SP
Rua Dra. Ana Barbosa, 449 Centro
Fone: (18) 3321-3400
(18) 3022-4845
(18) 9.9764-3775

- Cândido Mota - SP
Rua Henrique Vasques, 523
Fone: (18) 3341-2584
(18) 9.9758 6254

- Tarumã
Rua das Acácias, 234
Fone: (18) 3329-2889
(18) 99819 3297

- Pedrinhas Paulista
Rua da Ciência, 297
Fone: (18) 3375-1305


Produzido por Guia Network
www.laboratoriofurlan.com.br
©2015 - Todos os direitos reservados